Da Geral

Lembranças e depoimentos feitos por um apaixonado direto da Geral! Comentários sobre futebol e derivados.

quinta-feira, outubro 29, 2009

Helena, 'Culhão' e o Chinelinho

O Roger anda dizendo por aí que gostaria de voltar ao Grêmio em 2010, e o Meira (quem?!?!?!) anda dizendo que ele não tem o 'perfil' pra jogar no Grêmio. Mas o que o Meira entende de perfil. O jornalista Alberto Helena Júnior sabe mais do 'perfil' tricolor do que muita gente que circula nos corredores do Olímpico. Confira as palavras abaixo.

"Não sei, não sei mesmo. Olha, prefiro não comentar sobre o Grêmio, não sei realmente o que dizer. É claro que é uma surpresa esse time estar na ponta, mas não é surpresa ser o do Grêmio. Quando formos falar de Grêmio, é preciso dizer muito sobre emoção, a raça, o estilo de jogo deles, é coisa deles mesmo. Pô, não adianta nada ficar falando de tática, esquema, treinador. Pode fazer aí, faz aí a seleção dos 11 piores jogadores da rodada e põe jogar no Grêmio que vai pra frente. É sempre a mesma coisa, pô. Não sei o que tem com essa camisa, não é a primeira vez, faz tempo que desisti de comentar sobre o Grêmio. Acho que é a torcida, o Olímpico, sei lá. Quem imaginou que veria o Roger dando carrinho um dia? Não viram a Libertadores do ano passado? O Grêmio esculhambou com tudo. Quem aqui que não mordeu a língua? Assim perco o emprego, pô. (risos) A gente pode analisar os outros 19 times aí, mas o Grêmio é um caso a parte. Esquece." (Albeto Helena Júnior)
O Roger saiu do Olímpico para ganhar mais dinheiro, diz que quer voltar e é crucificado. Enquanto isso o Tcheco foi prás Arábias no final de 2007 pra ganhar mais dinheiro e foi ovacionado ao retornar. Futebol é isso. Amores à parte, no final é o dinheiro que manda.
Não entendo quando alguém da direção diz que tal jogador não tem o perfil do clube. O Jonas tem o perfil do Grêmio? E se tem, por que não ficou no Grêmio no ano passado? Deixou de ter o perfil e depois voltou a ter. E o Marcel, que foi mandado embora no final de 2007, pra retornar no meio de 2008, e com salário inflacionado. Ele também deixou de ter perfil e voltou a ter?!?
Ainda tem o Vagner Mancini, que veio pro Grêmio, depois foi mandado embora e ninguém entendeu nada...
O que falta na direção do Grêmio (e na da maioria dos clubes) é convicção e 'culhão'. Convicção pra traças um caminho, uma diretriz, que deverá ser seguida, após estudos e análises. 'Culhão' pra manter essa diretriz mesmo que os resultados demorem a acontecer (ou para mudar a diretriz, admitindo-se que se estava errado).
Erros acontecem, mas até a margem de erro deve ser analisada. O pior é que já se fala em rescindir o contrato do Autuori, o que seria um péssimo negócio para o Grêmio, pois se perderia um profissional do mais alto gabarito que, pelo que tem demonstrado, tem convicção e 'culhão'.
Voltando ao Roger, seria muito bom vê-lo compondo a meia-cancha gremista com o Souza, Rockenbach e Wilian Magrão (ou um outro primeiro volante de verdade). Na defesa, Victor, um lateral direito, Réver, Mário Fernandes e Lúcio. No ataque o Maxi e outro atacante. Melhor se o Rafael Carioca voltasse ao Grêmio. Melhor ainda se fosse para disputar a Libertadores.
Outra coisa que seria bom (ou boa) é ver a Débora Secco desfilando seu charme e beleza pelos camarotes do Monumental.

Marcadores: